Forçar resolução de tela no Linux

Se você não consegue a resolução que você sabe que seu monitor capaz de suportar, o problema pode estar não na sua placa de vídeo (especialmente se for uma Intel), mas no reconhecimento do próprio monitor pelo SO.

Vamos aprender a resolver isso pelo terminal, usando o xrandr.

Então, abra um terminal e digite:

$ xrandr

(o “$” não faz parte dos comandos, servindo para indicar que o comando é do usuário; se fosse o “#” no lugar do “$”, o comando seria do root)

Vc vai receber uma resposta mais ou menos assim:

Screen 0: minimum 320 x 200, current 1920 x 1080, maximum 8192 x 8192
VGA1 connected 1920x1080+0+0 (normal left inverted right x axis y axis) 0mm x 0mm
1920x1080_60.00 60.0*+ (*)
1440x900_60.00 59.9
1280x720_60.00 59.9
1024x768 60.0
1024x600_60.00 59.9
800x600 60.3 56.2
848x480 60.0
640x480 59.9

Se a resolução que você quer estiver listada — a lista em questão inicia com a marca que eu fiz acima, o (*) –, basta aplicá-la.

Por exemplo, eu estou usando minha resolução máxima da lista, mas não a máxima da placa (na primeira linha: “maximum 8192 x 8192”). E seu quiser usar a segunda da lista, tenho que rodar:

$ xrandr -s 1440x900

E o que fazer quando a resolução não consta da lista, mas cabe entre a mínima e a máxima da placa? Isto:

$ cvt 1366 768 60

A resposta será algo como…

# 1368x768 59.88 Hz (CVT) hsync: 47.79 kHz; pclk: 85.25 MHz
Modeline "1368x768_60.00" 85.25 1368 1440 1576 1784 768 771 781 798 -hsync +vsync

Agora precisamos adicionar a resolução acima (1366x768_60) àquela primeira lista, assim:

$ xrandr --newmode (copie a partir das aspas da linha "Modeline", obtida com o cvt)

Fica assim:

$ xrandr --newmode "1368x768_60.00" 85.25 1368 1440 1576 1784 768 771 781 798 -hsync +vsync

E continua com a configuração do monitor, que no meu caso se chama “VGA1” (veja a linha em negrito da resposta ao comando xrandr), assim:

$ xrandr --addmode VGA1 1368x768_60.00

E, finalmente, com a aplicação da resolução:

$ xrandr --output VGA1 --mode 1368x768_60.00

RESUMINDO, vc deve rodar três linhas:

$ xrandr --newmode "1368x768_60.00" 85.25 1368 1440 1576 1784 768 771 781 798 -hsync +vsync
$ xrandr --addmode VGA1 1368x768_60.00
$ xrandr --output VGA1 --mode 1368x768_60.00

Lembre-se de confirmar os valores acima, como o nome do monitor e as frequências para cada resolução, pois eles variam de máquina a máquina.

Se tudo deu certo, será preciso que os três comandos acima rodem no início da sua sessão.

Para tanto, você deve colocar as três linhas no arquivo .profile.

$ gedit ~/.profile

Ponha no final e não apague nada que já estiver lá.

Sobre pinduvoz

Advogado por profissão, entusiasta do SL por opção.
Esse post foi publicado em Linux em geral e marcado , , , , . Guardar link permanente.

37 respostas para Forçar resolução de tela no Linux

  1. Marcelo disse:

    Tive problemas com a resolução após instalação do ubuntu 13.10. Com estes passos consegui uma com a qual consigo trabalhar! Obrigado!

    Teria alguma forma para que esta solução fosse replicada para todos os usuários?

    • Marcelo disse:

      Consegui, foi só gravar os comandos no arquivo /etc/profile!

    • pinduvoz disse:

      O problema com resolução de tela ocorre por conta de bugs nas “informações” que monitor presta eletronicamente ao SO. Embora as informações bugadas (fora do padrão) sejam entendidas pelo Windows e seus drivers proprietários, não são pelo Linux e seus drivers abertos baseados em padrões da indústria.
      Por conta disso, algo que deveria ser 100% automatizado dá o trabalho todo que postei aqui.

      • Eu estava usando o Xubuntu a 2 anos, mas troquei de maquina e não conseguia configurar o Video de jeito nenhum, o jeito foi voltar para o Windows, mas essa Postagem resolveu meu problema de maneira simples, instalei a Ubuntu Studio e novamente posso desfrutar de toda estabilidade e rapidez de um Linux, Valew

  2. Pedro Henrique disse:

    Cara Muito bom, resolveu meu problema aqui!

  3. ricardobrusch disse:

    Parabéns pelo post, fácil de entender e me salvou aqui após uma atualização ferrada do 13.04 (parece que a Canonical quer forçar a gente a atualizar pro 13.10 logo…)

    Mais uma vez, obrigado pela ajuda!

  4. Elson Cabral disse:

    Passei uns 4 dias apanhando por conta da minha Mobo ser Intel ! Muito, mas muito obrigado MESMO pelo seu post ! Agora tá rodando liso… Com configuração full !🙂

  5. Ja tentei todos esses comandos e nada, passei 2 dias tentando e nada. Meu monitor e proview 1440×900 e so vai ate 1024 no unbutu. Tenho placa de video nvidia gtx 650 ti. O engraçado e que o gerenciador de boot grub roda em 1440×900😄 !!!

  6. Murilo Fujita disse:

    Muito obrigado! Segui suas instruções e recuperei a resolução desejada.
    Sucesso e abraço!

  7. Devisson disse:

    Ola, no meu caro deu X Error of failed request: BadName (named color or font does not exist)
    Major opcode of failed request: 140 (RANDR)
    Minor opcode of failed request: 16 (RRCreateMode)
    Serial number of failed request: 28
    Current serial number in output stream: 28
    o que fazer quanto a isso

    • Aqui também acontece isso. Da primeira vez que insiro os comandos eles aceitam. Quando tento dar o addmode a tela pisca e dá esse erro ai. Fiquei uns dias sem usar o micro e tentei dar o xrandr… A resolução aceitou. Quando dou o comando dinovo sai. Acho que é meu monitor que está bugado mesmo.

  8. Excelente tutorial.
    Eu pensava que meu problema de resolução fosse a placa Radeon HD 4550 que não estava configurada corretamente e já tinha perdido noites instalando e reinstalando várias versões do Ubuntu e drivers sem sucesso e com apenas 3 linhas de comando você resolveu meu problema.
    Gratidão.

  9. Marcello Lemos disse:

    Meu caro, excelente tutorial, descomplicado e eficiente
    meu muitíssimo obrigado!

  10. Attila disse:

    O Meu pc deu um erro no primeiro comando:
    xrandr –newmode “1368x768_60.00” 85.25 1368 1440 1576 1784 768 771 781 798 -hsync +vsync
    X Error of failed request: BadName (named color or font does not exist)
    Major opcode of failed request: 140 (RANDR)
    Minor opcode of failed request: 16 (RRCreateMode)
    Serial number of failed request: 34
    Current serial number in output stream: 34

    tem algum jeito de impedir este erro?

    • pinduvoz disse:

      Vc usou o comando cvt para obter o newmode correto? E antes de newmode são dois traços ou hífens seguidos, e as aspas são as comuns (iguais para abrir e fechar).

  11. marcio disse:

    Eu fiz exatamente como vc colocou mas dá o mesmo erro do amigo acima já no primeiro comando:

    xrandr –newmode “1368x768_60.00” 85.25 1368 1440 1576 1784 768 771 781 798 -hsync +vsync
    xrandr: Failed to get size of gamma for output default
    X Error of failed request: BadName (named color or font does not exist)
    Major opcode of failed request: 140 (RANDR)
    Minor opcode of failed request: 16 (RRCreateMode)
    Serial number of failed request: 19
    Current serial number in output stream: 19

    O que eu faço? Consegui configurar tudo certinho no linux só a resolução que não.

    • pinduvoz disse:

      Crie um tópico no vivaolinux.com.br e espere ser ajudado. É importante que VC leia bem esta dica e siga todos os passos indicados. Lembre ainda que o linux não enxerga A como a. Maiúsculas e minusculas são coisas diferentes.

  12. Ewerton Alves disse:

    Olá amigo como utilizar o xrandr quando o sistema carrega apenas o shell.

  13. Muitissímo obrigado, tinha consultado vários sites mas só esse me ajudou de verdade. Abraço!

  14. Filipe de Sousa disse:

    Parabéns. Muito bom. Testei no Linux Mint 17. Não tinha a resolução correta do monitor ligado na porta VGA do notebook e consegui adicionar com esse tuto.
    Vlw mano

  15. Rodolfo M. disse:

    Tá entendi, mas e se o S.O esta identificando correta a resolução mas o S.O não identifica o monitor corretamente. No meu caso ele é de 32″ e o S.O reconhece como 72″, deixando assim tudo enorme na tela. Já procurei na net e não achei solução, vc teria alguma?

  16. fox disse:

    boa tarde, no live cd meu monitor é reconhecido e tbm a entrada dvi
    na instalação não reconhece como altero a configuração do
    monitor 931bw Mint17.1
    desde já obrigado

  17. Leandro disse:

    Funcionou aqui no runtu também, perfeito…

    Gostaria de saber se existe algum jeito de tirar o descanso de tela pois já tentei diversas formas e não obtive sucesso para deixar a tela sempre ligada?
    Detalhe dos comando que já usei…

    apt-get remove gnome-screensaver
    apt-get install xscreensaver xscreensaver-data-extra xscreensaver-g1-extra

    na tentativa de trocar o gerenciador de proteção de tela e não funcionou…

    xset -display :0.0 dpms force on

    pra forçar ele ficar sempre ligado

    setterm -blank 0
    setterm -powersave off

    dentro do gerenciador

    gconf-editor
    /apps/gnome-screensaver/iddle_delay

    adicionei o “caffeine”

    /usr/bin/xset -dpms s off

    Gostaria de uma ajuda com isso pois não acho solução, desde já agradeço a atenção.

  18. Tem que colocar exatamente em que parte do arquivo “.profile”?
    Da primeira vez que tentei, coloquei no final mesmo e não salvava e quando tentei de novo não estava mais abrindo meu usuário e tive de formatar de novo.

  19. marco brandao disse:

    Muito Obrigado, ajudou bastante !! bem explicado, funcionou como eu queria após eu ter procurado tanto sem ter nenhum resultado. Agradeço

  20. Samuray007 disse:

    Valeu. Muito agradecido. Informação precisa e correta me ajudou a solucionar o problema da falta de resolução maior que 1024×768 que o sistema estava apresentando.

  21. Igor Junqueira disse:

    Quando eu executo : “xrandr –newmode “1920x1080_60.00″ 173.00 1920 2048 2248 2576 1080 1083 1088 1120 -hsync +vsync” resulta nesse erro :”X Error of failed request: BadName (named color or font does not exist)
    Major opcode of failed request: 140 (RANDR)
    Minor opcode of failed request: 16 (RRCreateMode)
    Serial number of failed request: 39
    Current serial number in output stream: 39

    Será que alguém sabe resolver este problema ?

  22. Vinicius disse:

    Eu consigo botar a resolução mas na hora de reiniciar o computador da erro e não consegue manter essa resolução mesmo salvando as linhas de comando no final do gedit ~/.profile. O que pode ser

  23. valeu🙂

    funcionou com Ubuntu 16.04 LTS, com gráfica radeon (driver generica) e usando como monitor uma TV sony bravia 72″

    sou um homem feliz…😉

Deixe uma resposta

