Corrigindo “tap” no touchpad do Lubuntu

Este texto já foi em parte publicado anos atrás no VOL sob o título MELHORANDO O USO DO TOUCHPAD NO LUBUNTU. O duro é saber que até hoje não corrigiram isso no LXDE ou no próprio Lubuntu, que voltei a utilizar no meu netbook Asus.

No mesmo netbook tenho também o Redcore Linux, com LXQt, instalado. E no LXQt o tap-to-click funciona de plano, sem necessidade de qualquer alteração. Vá entender!

Mas é melhor passar ao que realmente interessa.

O Lubuntu vem com o tap-to-click (toque igual a clique) habilitado, mas emular um duplo clique só funciona com três toques seguidos. Isso ocorre porque o tempo entre cliques vem setado num valor muito baixo. A correção, aumentando o tempo entre os “toques” ou “cliques”, pode ser feita assim:

$ leafpad .gtkrc-2.0.mine
(usei o editor “leafpad”, mas é possível usar outros, como o “nano”).

O comando cria um arquivo vazio na pasta do usuário (/home/seu_usuário), de nome “.gtkrc-2.0.mine”, no qual basta inserir a linha abaixo, salvando o novo arquivo e fechando o editor.

gtk-double-click-time=1000

Notem que é preciso reiniciar a sessão para implementar a mudança.

Há uma outra forma de alterar o valor acima, pelo menu: “Preferências” -> “Gerenciador de Configurações do Openbox”.

Clicando em “mouse” é possível aumentar a “duração do clique duplo” para 1000, mas não funciona. Talvez porque algum script de inicialização reescreva o arquivo onde o obconf salva essa mudança.

Em suma, apenas o modo texto de fazer a mudança funciona.

Deixe um comentário