Certificado Digital – Peticionamento Eletrônico – Linux Atual 64 bits

OBSERVAÇÃO: sigam a dica do comentário abaixo, pois sem o pacote em questão este tutorial não funciona mais. Funcionava quando escrito, mas o pacote libgdbm_compat.so.3 foi removido dos repositórios e não é mais instalado como dependência daqueles listados neste passo a passo. Segue o comentário do leitor Julian:

Finalmente, consegui fazer funcionar!!! Deixo registrada a solução para o próximo…
O problema era uma dependência no arquivo libaetpkss.so.3. Com o comando “ldd -r /usr/lib/libaetpkss.so.3” descobri que faltava a biblioteca libgdbm_compat.so.3.
Então, bastou ir em https://launchpad.net/ubuntu/bionic/amd64/libgdbm3/1.8.3-14 e instalar essa biblioteca.
Agora o peticionamento eletrônico no TJSC funciona perfeitamente.

_________

A instalação do PJe para uso no TJSP foi testada no Ubuntu LTS novo (18.04), no Debian Buster (versão testing),  no Linux Mint (18.3) e no Xubuntu novo (18.04).

Apenas no Ubuntu testei com Google Chrome. Nos demais, testei com o Firefox e o Chromium, este último, para quem não sabe, é a versão livre do Google Chrome.

Agora vamos ao que realmente interessa.

Passo 1) Atualize completamente o SO:

sudo apt update && sudo apt upgrade

Passo 2) Instale os seguintes pacotes:

sudo apt install libengine-pkcs11-openssl libp11-3 libpcsc-perl libccid libpcsclite1 pcscd pcsc-tools libasedrive-usb opensc libssl1.0.0 openssl libengine-pkcs11-openssl

Passo 3) Baixe da minha pasta do Google Drive as libs (bibliotecas) necessárias. Elas estão em arquivo compactado e devem ser copiadas — após descompactar o arquivo, obviamente — para a pasta /usr/lib. do seu sistema. Isso precisa ser feito como root (ou com sudo). Baixe clicando AQUI.

Explicação para o passo acima:

a) o pacote que instala essas libs é o “safesignidentityclient”, mas ele atualmente é incompatível com o Ubuntu, Mint ou Debian. Por isso ele quebra o apt quando instalado, mas deixa as libs que eu deixei para baixar e copiar para a pasta do sistema /usr/lib. Consertando o apt, as libs serão removidas juntamente com o pacote quebrado e, uma vez guardadas (copiadas para outra pasta,  antes do conserto), podem ser recopiadas para /usr/lib;

b) essa maneira de instalar as libs é a famosa gambiarra, mas o que importa (ao menos para mim) é que funciona;

c) caso você desconfie das minhas libs (isso não me chateia, garanto), faça a gambiarra você mesmo, assim:

1) baixe o safesignidentityclient, instale-o e copie as libs (veja os nomes no adendo, abaixo) para uma pasta reserva;

link para o safesignidentityclient (há outros, bastando você procurar) abaixo:

clique para baixar

2) conserte o apt (use o comando sudo apt install -f e veja o safesignidentityclient ser removido);

3) recopie as libs que você “reservou/copiou e guardou em outra pasta” para /usr/lib.

É mais fácil do que parece, garanto, especialmente se você usar, com cuidado, um gerenciador de arquivos como root.

Passo 4) Faça a instalação dos “plug-ins” ou extensões para Firefox e Chrome/Chromium, que você encontra AQUI.

Passo 5) A instalação dos “plug-ins” implicará no download de um novo pacote “deb” — websigner-setup-64.deb — que você também deve instalar.

Passo 6) Reinicie o sistema e teste o funcionamento do seu certificado digital no site do TJSP.

COMPLEMENTOS

— Repito que este modesto tutorial serve apenas para Linux de 64 bits. Não há porque usar Linux de 32 bits atualmente, ressalvada a hipótese de o processador não suportar os 64 bits (o que hoje é raro).

— Lista das libs para baixar (algumas são links que apontam para outra versão/nome de arquivo):

libaetdlss.so.3
libaetdlss.so.3.0
libaetdlss.so.3.0.2508
libaetjcss.so.3
libaetjcss.so.3.0
libaetjcss.so.3.0.2509
libaetpkss.so.3
libaetpkss.so.3.0
libaetpkss.so.3.0.2528

Essas são também as libs que você precisa copiar antes de remover o pacote quebrado, isso se não quiser usar as que eu deixei no meu Google Drive, prontas.

— Abaixo imagens do peticionamento nos meus sistemas/máquinas, na seguinte ordem: 1) Ubuntu (Desktop, tela Full HD); 2) Debian Testing (Desktop, tela Full HD); 3) Linux Mint (Notebook, tela HD); 4) Xubuntu (Netbook, tela de 1024×600).

Ubuntu, Mint e Xubuntu estão em suas últimas versões e devidamente atualizados; o Debian está além disso, pois uso a versão testing devidamente atualizada.

Ubuntu e Debian foram reconhecidos como SO apto, Mint e Xubuntu não foram. Mas eu sei que funciona também nos dois últimos, pois o importante não é o nome do SO. E se não funcionar para vocês, avisem aqui.

Até a próxima.

 

68 comentários em “Certificado Digital – Peticionamento Eletrônico – Linux Atual 64 bits”

  1. Acabei de testar o tutorial numa instalação fresca do Debian 9, o estável, feita ontem (publiquei duas dicas para ele, o Debian, aqui mesmo). Funcionou perfeitamente, mas recomendo instalar o pacote gdebi para fazer as instalações dos pacotes .deb por quem não manja do terminal.

  2. Fiz o passo a passo e consegui instalar no Linux Mint 18.3 e funcionou tanto no Firefox tanto no Google Chrome.
    O único passo a passo que fiz e deu certo!
    Agora posso me livrar do Windows que só dá dor de cabeça!
    Muito Obrigado!!!

  3. Testado hoje no meu Xubuntu (Netbook, tela de 1024×600). Apesar da tela de controle afirmar que não funcionaria por conta do SO e da resolução da tela, funcionou perfeitamente.

  4. Existe um driver mais atualizado para Ubuntu 16.04, posso disponibilizar este aqui, só resta saber como fazer?

  5. Depois de instalar o driver, é só colocar o endereço do driver na configuração de certificado do Firefox: /usr/lib/libeTPK11.so

    1. Fiz a instalação, porém não encontro esse driver. O nome é esse mesmo, libeTPK11.so? Qual é o modelo do seu token?

  6. Funciona no 18.04 também? O antigo só funcionava no 14.04, pois mudou algo na compilação dos pacotes (acho que a versão do GCC) e ele passou a ser incompatível.

    De toda sorte, valeu a participação.

  7. Este driver foi recem lançado, não testei no Ubuntu 18.04, mas não haverá problema em testar.

  8. Fiz todos os passos, e não funcionou no meu ubuntu 18.04. Testei em duas maquinas diferentes com 18.04 e nada. Na maquina com 16.04 funciona (não usei o artigo, ja estava funcionando lá)

    Tentei com duas leitoras diferentes. Ambas funcionam no 16.04, e nada no 18.04.

    Embora o pcsc_scan reconheça a leitora e o cartão, o smartcard não aparece no websigner (2.8.0). Tentei usando as libs de /usr/lib que tu forneceu, e tambem instalando, salvando as libs, apt install -f e copiando de volta. Chrome e Firefox, ambos atualizados.

    Tem mais alguma dica ou sugestão?

    1. O meu certificado é da Certsign e o token é do Alladin (USB) e funciona perfeitamente desde a versão 12.04 do Ubuntu, hoje uso no Ubuntu 16.04, faço todas as minha tarefas financeiras e tributárias, a única função que não está funcionando é a que diz respeito ao PJE, que diz que o certificado não é encontrado, na primeira oportunidade tentarei fazer funcionar no Processo Judicial Eletrônico.

    2. Eu uso o 18.04 e funciona muito bem nele. Refaça a instalação com cuidado ou tente o driver novo que o colega mandou nos comentários. Eu não testei ainda, mas vou faze-lo em breve.

  9. Ainda não obtive sucesso mesmo apos reinstalar tudo – inclusive o Ubuntu 18.04. O link para o novo drive não está mais disponível, então não pude testá-lo. Como o pcsc_scan detecta a leitora e o cartão, acredito que o problema está na biblioteca. Mesmo assim, comprei três novos leitores diferentes (gemplus, omnikey, rocketer), para ver se tenho mais sucesso. Continuarei informando…

  10. Finalmente, consegui fazer funcionar!!! Deixo registrada a solução para o próximo…
    O problema era uma dependência no arquivo libaetpkss.so.3. Com o comando “ldd -r /usr/lib/libaetpkss.so.3” descobri que faltava a biblioteca libgdbm_compat.so.3.
    Então, bastou ir em https://launchpad.net/ubuntu/bionic/amd64/libgdbm3/1.8.3-14 e instalar essa biblioteca.
    Agora o peticionamento eletronico no TJSC funciona perfeitamente.

    1. Tive que reinstalar o Lubuntu 18.04 no meu netbook e descobri que o meu jeito de instalar o PJE não funcionava mais. Fui ler os comentários aqui e me deparei com esse seu, então instalei o libgdbm3 e pronto: PJE funcionando. Vou colocar seu comentário como observação no texto do artigo.

  11. Boa tarde amigos, seguindo o tutorial acima, estou usando o PJE tanto no ubuntu 16.04 quanto no Linux Mint, e estar funcionando maravilhosamente, o único inconveniente é que quando aciono para realizar o download do processo, a tela de download e todo o navegador trava. Alguém neste grupo tem ou já teve esta experiência? Algum colega sabe como resolver isto?
    Obs.: fora do PJE esta operação funciona normalmente.

    1. Isso não é problema com o PJe. Pode ser algum problema com o navegador. Se você usa Firefox, tente o Google Chrome e veja se o problema continua. Ou vice-versa (troque o Google Chrome pelo Firefox).

      1. Eu já realizei estes procedimentos, tanto usei o Firefox quanto o Google, Linux Mint quanto o Ubuntu. Como eu relatei acima, é realmente incomparável usar o PJE no Linux, funciona muito melhor que no Windows, inclusive aproveito para agradecer ao amigo idealizador deste Blog. O único inconveniente é quando peço para realizar o download do processo e a tela de download trava juntamente com o navegador, em algum momento isto acontece, mas consigo efetuar o download, outras vezes, devido a demora reinicio a máquina. Isto só acontece quando estou no ambiente do PJE, fora dele consigo efetuar qualquer downloads normalmente. Por este motivo, acredito ser problema com o ambiente do PJE. Mas, tudo pode ser possível.

  12. jeronimo@jeronimo-Aspire-E5-574:~$ sudo apt install ubuntu-restricted-extras
    [sudo] senha para jeronimo:
    Lendo listas de pacotes… Pronto
    Construindo árvore de dependências
    Lendo informação de estado… Pronto
    ubuntu-restricted-extras is already the newest version (65).
    0 pacotes atualizados, 0 pacotes novos instalados, 0 a serem removidos e 1 não atualizados.
    jeronimo@jeronimo-Aspire-E5-574:~$

  13. Prezado, vou continuar usando do jeito em que estar, acredito que com uma nova atualização poderá o defeito ser corrigido. Pode ser também um problema com o firefox.

      1. Vou realizar vários teste, assim que o problema for solucionado, irei dispor aqui o resultado. Muito agradecido por sua disponibilidade em me ajudar.

  14. Obrigado pelo tutorial!

    Seguindo suas instruções, o token foi identificado pelo sistema operacional. Consegui acessar o eCAC e o Portal de Assinaturas da OAB. Porém, o PJe 2.x (do TJMG e do STJ, por exemplo) ainda me dá dor de cabeça. O problema é o mesmo que venho experimentando há anos. Depois de digar a senha, a seguinte mensagem de erro aparece: “sun.security.pkcs11.wrapper.PKCS11Exception: CKR_DEVICE_ERROR”.

    Segue link para visualização do erro: https://uploaddeimagens.com.br/imagens/captura_de_tela_de_2019-01-06_18-16-58-png

    Pesquisei sobre essa mensagem de erro e não encontrei nenhuma solução. Embora ela diga que há um erro no dispositivo (device error), não creio que isso seja correto, uma vez que o token está funcionando noutros sistemas.

    Você tem alguma ideia do que posso fazer para conseguir acessar o PJe 2.x?

    Desde já agradeço.

      1. Infelizmente, o problema persiste. Obrigado pela ajuda, de toda forma.

  15. Seguindo as postagem dos amigos aqui, principalmente do pinduvoz, consegui fazer funcionar o PJE 2.0 no Linux Lint 18x e no Ubuntu 16.04. É uma alegria usar o PJE no Linux, menos erro e muito mais rápido. Obrigado!

  16. Pessoal,

    No meu caso a solução foi conseguida de forma diferente. Depois de vários dias pesquisando nenhuma sugestão tinha dado certo. O que pude perceber é que a inicialização do aplicativo assinador pelo java deve ser realizado de maneira a permitir ao ubuntu 18.4 verificar a legitimidade do acesso.
    Eu só tive que criar um link na área de trabalho com o comando para iniciar o aplicativo a partir do java, assim: /home/lucio/pje-office/jre/bin/java -jar /home/lucio/pje-office/pjeOffice.jar
    Na primeira tentativa o sistema pergunta ao usuário se o acesso ao arquivo é confiável, e a partir da autorização tudo fica permitido.
    O problema não era drive. Faz dias que venho salvando arquivos na pasta /usr/lib sem sucesso.

    1. Poderia explicar melhor o que foi feito ? Não entendi bem o comando. Venho enfrentando o erro sun.security.pkcs11exception ckr_device_error para o acesso ao Pje pelo PJeOffice. Vc já se deparou com esse erro ?

  17. Segui todos os passos do post e token foi identificado no sistema, mas quando digito a senha aparece a seguinte mensagem:

    Falha de comunicação com o dispositivo de assinatura digital
    Could not find keyset for certificate 78C9644D4FF4EF0998EF264F7A4F0356B7DD75937C15063D5034BF731F2399AC
    Caso seu certificado esteja armazenado em token USB, tente inserir o token em outra porta USB.
    Caso esteja armazenado em smart card, tente remover e inserir novamente o smart card até que a luz da leitora pare de piscar e fique constantemente acesa. Tente também trocar a leitora de porta USB.
    Caso o problema persista, clique aqui para mais informações ou contate o suporte.
    Qual seria a solução? Grato

  18. Reavivando esse post.
    Sou técnico terceirizado do TRT de Santa Catarina e usuário Linux desde 2005 (comecei no Kurumin e hoje divido entre o Ubuntu-Mate_18.04 (no meu desktop) e o Deepin 15.6 (no meu Note). Por um golpe do destino tive que fazer os token e certificados e demais trecos funcionarem no linux devido ao diretor de uma das varas do trabalho onde atuo usar o ubuntu 14.04 no notebook pessoal dele e precisava que tudo funcionasse perfeitamente para ele poder trabalhar em casa no plantão do fim de ano (isso a uns 2 anos atrás). Corri e me debati feito louco para tentar fazer essas coisas funcionarem, na época não se tinha muita coisa na net. Mas teimosop como sou consegui fazer tudo funcionar as mil maravilhas. Se esse post existisse na época me tirava a dor de cabeça. Mas enfim, para quem está com dificuldades segue o link para instalar e configurar os tokens/certificados no linux.
    https://drive.google.com/file/d/1gkipUwe6QFXmiAVS3t4sRcSjo-9MTvcp/view?usp=sharing
    Nessa pasta tem duas pastas que contem, além de um manual explicativo de como instalar e configurar, os aplicativos .deb a serem instalados. Lembrando que isso é para distros baseadas no Ubuntu. Ainda estou estudando e testando a maneira de fazer funcionar em distros que usam pacotes .rpm (Fedora, Mageia, CentOS, etc). quando conseguir se eu lembra eu posto aqui.

    Espero ter ajudado.

  19. Bom dia, pessoal!
    Talvez seja um pouco recente, mas com o lançamento do Ubuntu 19.04 tentei seguir o tutorial, mas não consegui fazer funcionar no eSAJ do TJSP, nem no PJe.
    Basicamente, fiz a instalação do java (12) das dependências (algumas tem versões mais recentes) e copiei as libs para a pasta /usr/lib, mas o token não aparece no WebSigner.
    Alguém tentou e teve sucesso com a versão Ubuntu 19.04?
    Valeu!

  20. Além da questão da “libssl1.0.0” acima, não funciona mesmo com ela. Segui todos os passos, instalei todas as libs dos passos 2 e 3 e ainda coloquei a “libgdbm3_1.8.3-14_amd64” do Ubuntu. A única coisa que acontece é que, depois de reiniciar, quando abro o Chrome/Firefox e clico no WebSigner ele começa a procurar uma chave. Meu token plugado no USB brilha, mas não acha nada.

  21. pinduvoz,

    estou usando o Token G&D e a autenticação esbarra na seguinte mensagem, em ambos os sistemas (ubuntu 18.04 ou debian 10):

    sun.security.pkcs11.wrapper.pkcs11exception ckr_device_error

    pergunto… qual o modelo de token usado por ti ?!

  22. Pinduvoz, tenho mais duas perguntas, meu caro.:

    1. quando vc abre o software “TokenAdmin”, em seu linux, “o nome da leitora ou do token” possui espaço ou eh tudo junto?!

    2. caso o nome do token contenha espaços, eh possível renomeá-lo ?! como farei isso ?!

  23. Não uso o token admin, pois ele só funcionaria com o pacote que eu deixei no link, recebido de um colega que comentou aqui. Eu testei esse pacote mas ele não fincionou, apesar de reconhecer meu token.

  24. Que inveja de todos vocês. meu Compaq é pentium 32 bits, 4GB RAM. Dei meu ACER i5 com Win pra minha mulher. (Quem é casado sabe o que é isso.) Bom, iniciei com Linux há 2 anos quando revivi um simpático velhinho, >20anos, desktop pentium4 32bits, 2GB RAM e pense num sujeito feliz… ficou tão operacional quanto este Compaq no qual vos falo, na época que tinha o W7. Tchau Win! Virei fã e adepto convicto do Linux… testei Lubuntu, Mate, ubuntu, mas apaixonado mesmo fiquei pelo Debian e pronto (fidelidade). Mas nem tudo são flores… maldito certificado digital que me obriga ter GRUB na minha máquina para momentos de peticionamento eletrônico… saco! É meu calcanhar de Aquiles… sempre a galera Win do escritório tira maior sarro… “Na hora do aperto, corre para o Windows.” saco! HELP aos pobres, heróicos e mortais 32bits… rsrsrs

  25. 1. meus parabéns
    2. consegui instalar no Debian 10 e no Ubuntu 19….
    2.1 consegui antes de ver teu blog
    2.2 mas não conseguia o plugin
    2.2.1 com tuas instruções consegui
    3. vou peticionar a partir de agora só em linux
    4. tenho informações de instalação para usuários linux acima descrito
    4.1 auxilio que precisar
    5. não precisei fazer a tua gambiarra
    6. meus Whatsapp:
    +5545991222510 e
    +5548996632510

    saudações

    JAIR JOSE DO VALLE FILHO
    OAB/SC 30.626 B

  26. Boa tarde! Alguém sabe se funciona no Linux Mint 19.3 (Tricia) ? Irei receber meu token no final do mês com certificação da Certisign.
    Se alguém tiver testado, poderia me auxiliar por e-mail ou por whatsapp, por gentiliza?
    Meu e-mail: rosanajamal16@gmail.com
    Desde já, obrigada.

    1. Deve funcionar sem problemas. Procure por uma “dica” minha no site “vivaolinux”, pois nela tem um jeito fácil de instalar usando pacotes da certisign. Note que não uso PJE e sim eSAJ.

      1. Seria este link aqui: https://www.vivaolinux.com.br/artigo/Certificado-Digital-para-Peticionamento-Eletronico-2018 ?

        Eu irei receber meu token dentro de alguns dias, mas fiz um teste baixando o driver, o programa do Certisign e o SafeSign conforme o próprio site https://www.acoab.com.br/instale#windows.

        Como os arquivos vieram com a extensão .exe, padrão no Windows, instalei o Wine.

        Iniciei a execução do driver e dos programas para fazer teste, e todos abriram!! Só não dei andamento na instalação por estar sem o token ainda.

        Mas parece que dessa forma irá dar certo. O que acha? Já testou com o Wine?

      2. Não use o Wine. Use a versão nativa para Linux. Procure nas minhas dicas do site vivaolinux por um link dos pacotes oferecidos pela certisign. Funciona perfeitamente.

      3. Pq não recomenda o uso do Wine para poder executar o driver e os programas “.exe”?

        Dei uma procurada nesse site que me falou onde estão suas dicas, achei o link para seguir o passo a passo para a instalação no site da VALID. Se refere a esse passo a passo que funciona? https://www.validcertificadora.com.br/SafeSignLinux

    1. Entendo, obrigada pelo conselho rs.
      Os pacotes que se referiu anteriormente corresponde ao link da VALID que te mandei no comentário anterior?
      Lembrando que ainda estou sem token, não consigo testar de forma efetiva.

    2. Boa noite! Eu consegui instalar o token sem problemas no tutorial do linkhttps://www.validcertificadora.com.br/SafeSignLinux . Consigo acessar normalmente no TJ-SP.
      Entretanto, na área restrita do site da OAB não consigo acessar usando o token, apenas colocando meu login e senha. O erro informado é: “Erro ao obter certificado. Certifique-se de ter instalado corretamente o aplicativo de leitura do token e de ter informado a senha correta da chave privada. Para um melhor resultado, feche e abra novamente seu navegador antes de tentar novamente.”

      Sabe como resolver este problema?
      Obs.: já reiniciei o navegador e dá no mesmo.

  27. Que beleza, obrigado pessoal pela dicas. Fiz a instalação em dois computadores, um com Mint 19.3 e outro com Linux Lite. Funcionando PJe TRT4.

  28. Bom dia. Obrigado por compatilhar seu entusiasmo. Estou migrando da plataforma MacOS para ChromeOS, e sei que roda Linux. Sabe algo sobre usar Linux no ChromeOS? É possível peticionar assim? Grato. Rodolfo.

  29. Obrigado. Estou contando com isso. Até no MacOS o Chrome costuma funcionar para peticionamento, outros nem sempre. Se interessar, quando souber mais posto por aqui.

  30. Olá! Será que pode me ajudar? Estou tentando rodar o safesign depois de instalado, mas o tokenadmin dá o seguinte erro:
    Fatal Error: Mismatch between the program and library build versions detected.
    The library used 2.8 (no debug,Unicode,compiler with C++ ABI 1009,wx containers,compatible with 2.6),
    and wxCore used 2.8 (no debug,Unicode,compiler with C++ ABI 1002,wx containers,compatible with 2.6).
    Abortado (imagem do núcleo gravada)

Deixe um comentário