Utilize outro Access Point para conectar seu Desktop à rede wireless

Só tenho um desktop em casa, que fica num dos quartos. Meu Access Point, por sua vez, fica na sala, ao lado da televisão “principal” (minha banda larga é Net Virtua, e por isso fica na “entrada” do cabo da TV).

Eu utilizava esse único desktop com um adaptador wireless USB e não estava satisfeito.

Ao comprar um novo Access Point, esperando melhorar minha rede (o desempenho do desktop, especialmente), tive a ideia de passar a utilizar o meu desktop ligado por cabo a um Access Point configurado em modo de repetição de sinal (WDS), até porque agora eu tinha um “sobrando”.

Melhorou 100% meu sinal de internet e não tive mais problemas de desempenho, comuns nos adaptadores USB após uso prolongado.

Resumindo: uso aqui, como repetidor (WDS), o TP Link TL-WR741N com uma antena (ele custa entre R$60,00 e R$80,00) e, como eu já disse, o desktop é ligado nele por cabo, razão pela qual a rede funciona “out of the box” via DHCP com qualquer distro Linux.

Como Access Point, ou seja, como roteador efetivo da minha conexão Net Virtua, uso o TP Link TL-WR940N, que usa três antenas e tem excelente desempenho.

Como vantagem adicional desse meu “setup“, não tenho mais “áreas de sombra”, ou seja, as áreas que antes não recebiam sinal suficiente agora estão devidamente “cobertas”.

Sobre pinduvoz

Advogado por profissão, entusiasta do SL por opção.
Esse post foi publicado em nenhuma e marcado , , , . Guardar link permanente.

2 respostas para Utilize outro Access Point para conectar seu Desktop à rede wireless

  1. albfneto disse:

    André, tenho uma infra-estrtutura parecida à sua antiga, co antena USB, meu sinal em média é 65-83 db, razoável. mas penso em tentar seu método.

Deixe uma resposta

