O Mandriva está voltando…

Quem conhece um pouco da história do Linux, sabe que havia uma distro francesa com foco na facilidade de uso, cujo nome era Mandrake Linux. Sabe, também, que havia uma distro brasileira com o mesmo foco, chamada Conectiva Linux. Sabe, finalmente, que da fusão dessas duas distros, surgiu o Mandriva Linux (“Mandr” de Mandrake, “iva” de Conectiva), que podia ser pago ou gratuito (nesse último caso, meio contra a vontade da Mandriva, que, a exemplo da Red Hat, tinha como “negócio” a distribuição do Linux).

Assim como outras empresas interessadas em vender Linux, a Mandriva passou por sérias dificuldades financeiras e, num primeiro momento, foi adquirida por uma empresa russa. Num segundo momento, perdeu a maioria de seus funcionários para o fork comunitário Mageia Linux, que hoje é uma excelente distro. Num terceiro momento, tornou-se a organização comunitária OpenMandriva, que está prestes a lançar a primeira versão do OpenMandriva Linux, como se pode ver aqui:

Serve esta publicação, então, para lembrar aos usuários de Linux que uma distro de grande tradição fará brevemente seu retorno, e será merecedora de um test drive, no mínimo.

Sobre pinduvoz

Advogado por profissão, entusiasta do SL por opção.
Esse post foi publicado em Linux rpm e marcado , , , , . Guardar link permanente.

2 respostas para O Mandriva está voltando…

  1. A tal excelente distro MAGEIA, como gostaria de ser apresentado, pois depois de ter instalado a ersão dual-arcj, a live KDE 32 bits, mageia 4 32 bits dvd, nenhuma delas funcionou como deveria, O aplicativo de rede wifi não enxerga redes ocultas ( WPS ) e a configuração de video não funcionou com um monitor samsung syncmastre 15 pol., neste caso o mageia mostrpi-se inapto a maquinas antigas, apesar de ter uma bela apresentação.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s