Aviso sobre o LibreOffice do PPA “oficial”

O PPA oficial do LibreOffice atualizou a suite para a versão 4.1.

No meu Ubuntu 12.04.2 64 bits, a suite foi atualizada e abriu normalmente, o que me deixou feliz porque há promessa de melhor suporte para arquivos do MSOffice (troco arquivos com usuários da MS frequentemente).

Ocorre que, quando fui usar o LibreOffice no Unity pra valer… surpresa! O “menu global” (globalmenu) quebra o LibreOffice 4.1. É só clicar num item do menu que o LibreOffice desaba, ou trava “sem responder”.

Portanto, àqueles que usam o PPA e usam o Unity, recomendo não atualizar o LibreOffice para 4.1. Deixem o 4.0.4 quieto, ao menos até que eles consertem o menu global do 4.1, desabilitando o PPA nos “canais de software”, assim:

gksu software-properties-gtk

Procure o PPA na aba “Outros programas” e desmarque as duas caixas dele (uma é de código-fonte, a outra é de binários).

Outra opção, reservada para quem quer usar agora o LibreOffice 4.1 no Unity: instalar o pacote baixado do site do Projeto LibreOffice.

Você baixa, descompacta e instala os pacotes .deb, mas antes precisa se livrar do LibreOffice já instalado, seja o do PPA, seja o original. E para se livrar do LibreOffice em geral:

sudo apt-get remove --purge libreoffice-core libreoffice-common
sudo apt-get autoremove --purge

A maioria dos pacotes será removida com os comandos acima, e o LibreOffice padrão da distribuição não será instalado na próxima etapa (economiza um bocado de banda), que irá desabilitar o PPA e reverter as modificações feitas por ele. Seguem os comandos:

sudo apt-get install ppa-purge
sudo ppa-purge ppa:libreoffice/ppa

Após a remoção do PPA, baixe o LibreOffice do site em .deb (32 ou 64 bits, dependendo do seu Ubuntu), descompacte (clique direito do mouse no pacote, opção “extrair aqui”) os três pacotes (“principal”, “idioma” e “ajuda”) e instale com o dpkg.

Para facilitar a instalação do LibreOffice, dividido em muitos pacotes e três pastas descompactadas, recomendo que você instale o pacote “nautilus-open-terminal”, reiniciando o Nautilus (Gerenciador de Arquivos do Ubuntu) com o comando “nautilus -q”; em seguida abra a pasta descompactada, clique num espaço vazio dela (na janela direita, ou seja, na que contem os arquivos) com o botão direito do mouse e escolha “abrir num terminal”. No mais, o comando para instalar com o dpkg é o seguinte: “sudo dpkg -i *.deb” (sem aspas).

Por que o pacote baixado do site funciona e o do PPA não? Porque o do site não tem o menu global, que é a fonte do problema.

Anúncios

Sobre pinduvoz

Advogado por profissão, entusiasta do SL por opção.
Esse post foi publicado em Ubuntu e marcado , , , , , , , , . Guardar link permanente.

2 respostas para Aviso sobre o LibreOffice do PPA “oficial”

  1. lekegf disse:

    Cara, sinceramente… Os desenvolvedores do LO deveriam prestar mais atenção antes de lançar uma “versão estável” do Libre Office. Não é a primeira vez que da problemas com o menu no Ubuntu, e considerando que uma quantidade considerável de usuários do LO advém do Ubuntu, eles deveriam fazer mais testes antes de disponibilizar uma nova versão. What a shame…

    obs.: aqui também é Ubuntu 12.04 64 bits, mas invés de começar a travar o menu global (como cictado pelo autor) ele simplesmente foi desabilitado, como já havia ocorrido na versão anterior. Talvez, nos casos onde o menu global não foi desabilitado, o HUD ainda funcione, servindo como alternativa.

  2. pinduvoz disse:

    Eu instalei o 4.1 baixado do site tanto no meu Ubuntu 12.04 32 bits quanto no 12.04 64 bits. Sem o globalmenu, tudo parece funcionar perfeitamente.
    Quanto ao HUD, não funciona na versão do site e eu não me lembrei de testar na versão do PPA.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s