O herdeiro do Mandrake Linux (Será?)

Na postagem anterior tratei do Mandriva Linux, esclarecendo que a origem daquela distro é, de um lado, o francês Mandrake Linux, e, de outro, o brasileiro Conectiva Linux. Nesta, trato do PCLimuxOS, que é tido como um herdeiro do próprio Mandrake Linux.

Como consta da Wikipedia, verbete “PCLinuxOS”, a origem da distro seria um conjunto de pacotes criado para customizar sucessivas versões do Mandrake Linux. O criador desses pacotes é o americano Bill Reynolds, mais conhecido como Texstar.

Texstar manteve seu repositório para Mandrake Linux juntamente com o site PCLinuxOnline, até que, em outubro de 2003, resolveu criar sua própria distro a partir de um fork do Mandrake Linux 9.2. Desde então, Texstar estaria desenvolvendo esse fork sob o nome de PCLinuxOS.

O que pouca gente sabe, no entanto, é que, em 2007, o PCLinuxOS deixou de ser um fork do Mandrake e passou a ser um fork do Mandriva, além de uma rolling release distro. Sim senhor! Tratamos aqui de outro herdeiro do Mandriva, com DNA da brasileira Conectiva.

Para quem ainda não experimentou, o PCLinuxOS conta com suporte a vários idiomas (o nosso inclusive), codecs pré-instalados e um gerenciamento de pacotes muito original. Com efeito, trata-se da única distro que conheço que usa o apt-rpm, ou seja, pacotes rpm gerenciados pelo apt (e pelo Sinaptic).

Uma das principais vantagens do PCLinuxOS é contar com um KDE dos mais atualizados, geralmente em sua última versão estável.

Sobre pinduvoz

Advogado por profissão, entusiasta do SL por opção.
Esse post foi publicado em nenhuma e marcado , , , , . Guardar link permanente.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s