Instalação de programas no Ubuntu? Já tratei disso

Comecei no Linux no final de 2004, começo de 2005, através do Kurumin e das minhas visitas ao site “Guia do Hardware”, mas considero minha primeira distro, de verdade, o Ubuntu.

Ainda na versão 5.04, o Ubuntu ficou instalado no meu computador, no meu primeiro dual boot, por cerca de um mês, ou até que uma atualização do kernel quebrou o driver da NVidia e eu fiquei sem interface gráfica.

Naquela ocasião, acabei trocando o Ubuntu  pelo Fedora 4, cujo CD veio com uma revista sobre Linux.

Mas não fiquei acomodado por muito tempo, e, saindo do Fedora, retornei ao Ubuntu, em uma de suas melhores versões, a 6.06-LTS, cujo CD recebi gratuitamente pelo extinto Ship-It. Aliás, lembro-me de ter pedido um CD e ter recebido cerca de vinte, devidamente distribuídos aos amigos que se interessaram.

Naquele mesmo ano, 2006, ingressei no Fórum do Ubuntu em português e aprendi muito, tanto que resolvi publicar um espécie de “resumão” sobre a instalação de programas no Ubuntu, pois notei que a maioria das dúvidas diziam respeito a esse tema. Assim, em agosto de 2007, na Seção de Iniciantes do Fórum Ubuntu-PT, publiquei o tópico “Instalação de programas no Ubuntu”, que foi “fixado” pela moderação em julho de 2008.

Tendo deixado o Fórum do Ubuntu-PT de lado por conta de um crescente interesse em outras distros, ‘migrei’ minha vontade de ajudar para o Fórum do “Viva o Linux”, onde atualmente tenho mais de 11.000 posts. E no “Viva o Linux” publiquei também alguns artigos e dicas, dentre os quais uma versão atualizada do “Instalação de programas no Ubuntu”, que foi ao ar em agosto de 2011.

Resumindo o que está acima, digo que, até 2004, eu não sabia absolutamente nada de Linux. Já em 2007, eu era perfeitamente capaz de me virar no Ubuntu e no Debian, e hoje eu não troco uma boa distro Linux por um SO proprietário, certamente porque eu realmente me empenhei em aprender.

Portanto, se você que me lê quer mesmo usar Linux, começando pelo Ubuntu ou pelo Linux Mint, eu sinceramente recomendo a leitura da versão atualizada do artigo “Instalação de Programas no Ubuntu”, que pode ser acessada clicando AQUI.

Anúncios

Sobre pinduvoz

Advogado por profissão, entusiasta do SL por opção.
Esse post foi publicado em Ubuntu e marcado , , , , . Guardar link permanente.

5 respostas para Instalação de programas no Ubuntu? Já tratei disso

  1. Pensei que tu tinhas iniciado bem antes,pelo conhecimento que tens.Eu comecei com o Ubuntu e êle ainda é a minha distro preferida( amor antigo,né rsrsrs).Estava usando até agora a 10.04.Como terminou o ciclo, né ,atualizei pra 12 e felizmente está tudo normal.Sempre tive problemas com atualizações de algumas distros,mas dessa vez correu tudo muito bem.Não perdi nada,sem problemas.Vou ver teu artigo sobre o Ubuntu e o do Mandriva.Sobre o PCLinux experimentei um tempo mas começou a dar problema de inicialização até que ferro tudo.Sei lá ,acho que por usar muito o “fsck”.Ferrou o hd slave.Até fica aqui uma “consulta”,se puder me responder.
    .Usar muito o “fsck” pode ter sido o motivo de ferrar o hd slave?
    Outra coisa que lembrei,tinha travado tudo e eu dei um CTRL + ALT+ Print + O …….ferrou!

  2. pinduvoz disse:

    Eu acho que o uso reiterado do fsck é consequência e não causa.

    • É,também acho.Mas se aprende com os erros também.Daqui pra frente vou ter mais cuidado.Usar o fsck somente em último caso.Obrigado .

      • pinduvoz disse:

        Não, o fsck não estraga o disco. Ser obrigado a usar com frequência o fcsk é uma ‘consequência’ de algum problema no disco, pré-existente. Por isso que eu disse que o uso reiterado do fsck é consequência (do problema) e não causa (do problema).

      • Agora entendi.Obrigado.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s