Quero Linux, mas qual deles escolho?

Esta é, realmente, a  pergunta que muita gente faz, e a resposta nem sempre será exata, ou vai “acertar” na mosca (leia-se “na sua mosca”). A verdade é que as opções são muitas, e gosto é uma questão pessoal.

Sendo assim, a primeira tarefa de quem pretende entrar para o time de usuários do Linux, ou melhor, do GNU/Linux, é informar-se sobre as principais opções.

Então, se você tem um computador que rodava bem o Vista, ou é capaz de rodar o Windows 7 sem tossir, pesquise na internet sobre os principais (e mais completos) Ambientes Desktop (Desktop Environments, ou DEs), que são o Gnome e o KDE, e veja qual lhe parece mais agradável. Não se esqueça de checar também o Unity, o Cinnamon e o Mate,  pois Ubuntu (Unity) e Linux Mint (Cinnamon ou Mate) são excelentes alternativas para “estrear” no GNU/Linux.

Há vários vídeos no Youtube dos acima citados DEs  em ação, o que facilita, e muito, a escolha por quem não os conhece.

Rejeitados  Unity,  Cinnamon e Mate, e escolhido o Gnome, a sugestão de distribuição GNU/Linux será o Ubuntu Gnome Remix, apenas porque é muito mais fácil para quem está começando encontrar informações sobre o Ubuntu. Escolhido o KDE, sugiro o openSUSE, que é a melhor distribuição GNU/Linux com esse ambiente e é muito fácil de usar.

E se você tem um computador antigo e limitado, ainda assim poderá usar o GNU/Linux através da distribuição Lubuntu, que não tem muitas facilidades ou firulas gráficas, mas é capaz de fazer melhor, mais rápido e com mais segurança quase tudo que o Windows XP fazia.

Resumindo, a arma do novo usuário de GNU/Linux, que é uma pessoa curiosa o bastante para procurar por uma alternativa ao Windows, será sempre a pesquisa e a leitura “on line”, pois na internet há toda a informação necessária para uma “estréia” bem sucedida.

Anúncios

Sobre pinduvoz

Advogado por profissão, entusiasta do SL por opção.
Esse post foi publicado em Linux em geral e marcado , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s