HP Wireless Printer no Ubuntu

Testei apenas no 13.04, mas acho que deve funcionar nos demais (prometo testar no 12.10 e postar o resultado aqui).

Bom, vamos começar do começo (risos).

Resolvi comprar uma impressora wireless para utilizar em casa, pois não tenho onde colocar uma que possa ser ligada ao meu único desktop caseiro (para isso, seria preciso trocar a mesa onde ele está).

Aliás, em casa quase todo mundo usa notebooks (a exceção é minha mulher, que não gosta muito de touchpads), o que faz de uma impressora sem fio a melhor opção.

Optei por uma HP3510 pelo custo (menos de R$300,00) e por ser multifuncional.

Comprada e trazida para casa, foi instalada sem ser ligada via USB em nenhum computador, já que meu roteador dispõe de qss/wps.

O Ubuntu reconheceu a impressora pelo “adicionar impressora”, que desde logo imprimiu uma página de teste sem tossir. O problema foi o “escâner” (achei essa grafia no dicionário, e não sei se vou me acostumar a ela). Ele não foi reconhecido pelo “simple-scan”, ao menos até a execução dos passos abaixo, como sempre encontrados com a ajuda do “mestre” Google.

Remova primeiro a impressora que foi reconhecida pelo “adicionar impressora”, pois vamos instalá-la de modo a possibilitar o funcionamento correto, começando assim:

sudo apt-get install hplip-gui

Acima, instalamos o programa gráfico de setup do hplip, o driver da HP para o Linux. Agora vamos utilizá-lo, mas antes precisamos descobrir o IP da impressora via impressão do relatório de conexão (veja como no manual da sua impressora HP wireless). No meu caso, o IP era 192.168.0.103, então:

gksu hp-setup 192.168.0.103

Basicamente, você já vai encontrar a impressora listada, clicando em “next” e, na próxima tela, em “add printer”.

Após a adição, teste o escâner da impressora via linha de comando:

hp-scan -f filename.png (não esqueça de colocar algo na impressora para escanear…).

Finalmente, faça o teste pelo simple-scan.

Se tudo estiver funcionando, deixe um comentário aqui.

Sobre pinduvoz

Advogado por profissão, entusiasta do SL por opção.
Esse post foi publicado em Ubuntu e marcado , , , , , . Guardar link permanente.

16 respostas para HP Wireless Printer no Ubuntu

  1. pinduvoz disse:

    Consegui fazer funcionar no 12.10 somente como explicado abaixo:
    http://va.mu/cReR
    No 12.04 ainda não tentei, mas o farei em breve.

  2. pinduvoz disse:

    No 12.04 é a mesma coisa. Precisa instalar o hplip baixado em script (hplip-3.13.3.run).

  3. Luan disse:

    Eu estou com um problema, eu não estou conseguindo digitalizar. Minha impressora e HP 3516. Como eu faço para ele digitalizar ?

    • pinduvoz disse:

      O jeito mais fácil? Instale o Ubuntu 13.04 e o hplip, seguindo o texto do post.

      O mais complicado, mas nem tanto, é seguir o link do meu primeiro comentário para que funcione no 12.04 e no 12.10.

  4. Glauber Santos disse:

    Uso o Ubuntu Gnome 13.04 e segui o seu tutorial certinho e meu resultado foi muito positivo.
    Ótimo tutorial!
    Muito obrigado!

  5. Fiz os procedimentos e funcionou de primeira, obrigado.

  6. joao geraldini disse:

    consultei vosso conhecimento e funcionou que é uma bleza, muito obrigado

  7. Genilson de Soulsa disse:

    Comprei uma HP 3516 para o Ubuntu 14.04, segui suas instruções e tudo perfeito. Suas dicas são bem objetivas e claras, muito bom. Sucesso!

  8. Grato.. tambem consegui configuara-la inclusive com o digitalizador , no LinuxMint KDE 17,1 64 biits

  9. Neylor Sousa disse:

    Valeu cara, segui os seus passos no Ubuntu 14.10 com o modelo 3516 e deu certo. Contudo antes disso, eu baixei e executei o arquivo hplip-3.15.2.run (http://hplipopensource.com/hplip-web/install/install/index.html). Execute com o usuário comum, pois o script faz SUDO depois. Não sei se isso influencia, mas para mim funcionou!

    Valeu!!!!

  10. Heithor disse:

    Tudo Ok no Ubuntu 14.10, exatamente como explicado no tutorial. Obrigado!

  11. Sandro disse:

    Sempre tem uma alma boa que coloca uma solução na internet! Segui os procedimentos no Linux Mint 17.1 (Rebecca) e funcionou perfeitamente! Obrigado!

  12. Douglas Lima disse:

    Perfeito!! Funcionou 100% no ubuntu 15.04 e Deskjet 3516… Muito obrigado!!!

  13. Guilherme disse:

    FUNCIONOU, MUITO OBRIGADO

Deixe um comentário

