Verdadeiros canivetes-suíços movidos a GNU/Linux

O conceito não é novo. Trata-se daquele CD ou pendrive (hoje em dia, já que antigamente eram disquetes) capaz de dar boot e fornecer ferramentas úteis à recuperação de um sistema que não inicia, ou dos dados que não podem ser perdidos contidos nele.

No GNU/Linux temos várias distros que podem fazer esse trabalho, mas a grande maioria são “distros de propósito geral” que optaram por disponibilizar mídia de instalação em modo “live”, ou seja, são distros que iniciam um ambiente de trabalho completo, que permite rodar programas.

A minoria, no entanto, é bem interessante. São distros “pequenas”, distribuídas em imagens entre 100 MB e 300 MB, que iniciam em modo “live” e trazem todas as ferramentas necessárias ao resgate de dados e do próprio sistema, quando possível.

As principais distros dessa categoria são as seguintes:

As duas distros acima são, em princípio, ferramentas para o particionamento de discos, mas são capazes de fazer muito mais do que isso, pois vêm equipadas com ferramentas como Partition Image, TestDisk, fdisk, sfdisk, dd, ddrescue e outras, o que as transforma em verdadeiros canivetes-suíços.

O Parted Magic é disponibilizado numa imagem de 300 MB, e o Gparted Live, mais leve, numa imagem de 110 MB.

Temos mais uma distro especializada bastante interessante, ideal para o trabalho de clonagem de discos, tanto para a manutenção de um confiável DVD de restauração, quanto para a instalação em escala de estações de trabalho, tarefa comum em empresas e outras organizações.

Essa última distro especializada é o

Ela também é fornecida numa imagem de cerca de 100 MB, e tem o inconveniente de rodar em texto, mas com opções intuitivas e bem explicadas que conduzem o usuário durante o processo de clonagem e restauração de discos inteiros ou de partições.

Se você, leitor, trabalha com manutenção de computadores, precisa conhecer e experimentar as ferramentas aqui citadas, pois elas certamente vão facilitar sua vida. E se não trabalha em manutenção, mas quer cuidar bem dos seus dados e poupar trabalho, posso garantir que elas também lhe serão úteis.

Anúncios

Sobre pinduvoz

Advogado por profissão, entusiasta do SL por opção.
Esse post foi publicado em Linux em geral e marcado , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s