A Microsoft e o “complexo de maçã”

Já é notório que a Microsoft pensa em adquirir o controle da Dell, uma das maiores fabricantes de computadores do mundo.

E uma das especulações sobre essa possível aquisição seria a intenção de produzir no “estilo Apple”, ou seja, vender um pacote completo de hardware e software, pois, ao menos em tese, tal forma de produção seria uma vantagem da hoje maior empresa de tecnologia do mundo.

Para produzir no estilo da maçã  bastaria à MS, que sempre foi uma companhia de software e serviços, encarecer seu software vendido em regime de OEM, “traindo” seus parceiros de longa data que produzem e vendem computadores. Não dá para imaginar a MS tirando o Windows do mercado de OEM, mas podemos imaginar uma vantagem concorrencial para a Dell nesse mercado, que poderia, ao menos num primeiro momento, isolá-la no topo da pirâmide.

Já imaginamos um novo monopólio, ou quase-monopólio da MS, incluindo soluções completas no estilo de Cupertino, agora vamos imaginar as consequências imediatas dessa virada de mercado.

A primeira delas seria um grande incremento na participação de outros sistemas operacionais no mercado de computadores novos, pois essa seria a aposta lógica de empresas como Lenovo, Acer e até mesmo a HP, caso a última não venha a sair do mercado.

Desses “outros sistemas operacionais”, a melhor opção seria o GNU/Linux, via distribuições consolidadas como Ubuntu, openSUSE e Fedora, todas com grandes companhias por trás.

Resumindo, caso a MS realmente se deixe levar pelo “complexo de maçã”, o GNU/Linux será o grande beneficiado.

Anúncios

Sobre pinduvoz

Advogado por profissão, entusiasta do SL por opção.
Esse post foi publicado em notícias e marcado , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s