A Microsoft está de olho na Dell

Li, há pouco, que a possível intenção da MS ao adquirir o controle da Dell, que já foi a maior fabricante mundial de computadores, seria produzir no “estilo Apple”, ou seja, vender um pacote completo de hardware e software, pois, ao menos em tese, tal forma de produção seria uma vantagem da hoje maior empresa de tecnologia do mundo.

A Apple sempre vendeu um pacote, ou seja, um computador para ligar e usar. Já a MS nunca vendeu um pacote, mas uma solução de uso para fabricantes do então pouco conhecido IBM-PC, que de IBM não tinha mais nada. Usando a solução da MS, são os diversos fabricantes, incluindo a própria Dell, que vendem um pacote.

A MS era e ainda é a antítese da Apple. A primeira produz um SO “aberto”, que qualquer fabricante pode utilizar; a segunda produz um SO  fechado, que só um fabricante (ela mesma) pode utilizar. E, por conta disso, a MS assumiu um monopólio “de fato”, baseado na produção infinitamente maior de IBM-PCs do que Apples, Macintoshs e iMacs.

O sucesso da Apple vem do ecossistema que ela criou, mas que também funciona, ao menos na parte vital (iTunes), no IBM-PC. E se não funcionasse também na plataforma rival, esse ecossistema, que hoje “dirige” alguns usuários para computadores da Apple (“comprei um iPhone, depois um iPad e agora vou comprar um iMac ou Powerbook”), não teria sido possível.

A própria Apple vem enfrentando queda nas vendas de computadores, que não são mais o ganha-pão daquela empresa. Hoje, ela fatura muito mais com iPhone, iPad e iTunes do que vendendo iMacs ou Powerbooks, e isso é uma consequência do fato de os usuários estarem preferindo os dispositivos móveis fora do ambiente corporativo.

E mesmo na mobilidade absoluta, onde a Apple foi e ainda é a pioneira, a concorrência está cada vez mais acirrada, fazendo a gigante de Cupertino perder mercado a cada dia.

Resumindo, só podemos especular quanto a verdadeira intenção da MS ao mirar a Dell, mas, qualquer que seja a intenção, o fato é que uma gigante do software estará no controle de uma gigante do hardware, e isso abre um mundo de possibilidades.

Sobre pinduvoz

Advogado por profissão, entusiasta do SL por opção.
Esse post foi publicado em notícias e marcado , . Guardar link permanente.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s