O que diabos é “rolling release”?

Hoje li um post afirmando que o Debian Wheezy não é uma distro rolling release. Respondi concordando, mas lembrei que o Debian teste pode estar rolling release.

Realmente, o Debian nunca foi pensado como uma distro rolling release, assim entendida aquela que aceita atualizações para sempre e não precisa ser extensivamente atualizada, ou até mesmo reinstalada, quando uma nova versão é lançada.

Aliás, uma distro rolling release de verdade não usa versionamento;  ela apenas atualiza imagens de instalação, geralmente uma ou, no máximo, duas vezes por ano.

Ocorre, no entanto , que uma verdadeira distro rolling release é mais do que uma distro de atualização permanente, sendo imprescindível que haja um compromisso dos desenvolvedores no sentido de não quebrar o sistema com as constantes atualizações. Seria uma espécie de compromisso de funcionamento, a ser mantido com bastante trabalho.

Disso, ou seja, do compromisso de funcionamento, o Debian não cuida, seja para o teste (o Wheezy, atualmente), seja para o instável (o Sid, hoje e sempre). Sendo os dois ramos do Debian antes citados apenas etapas de desenvolvimento da próxima versão estável, é possível,  e até mesmo provável, que haja incompatibilidades dentro do próprio sistema de pacotes incluídos nos respectivos repositórios (testing e unstable).

Mas há grupos trabalhando em versões rolling release do Debian, tanto baseadas no teste quanto no instável. No caso do teste, temos o Linux Mint Debian Edition – LMDE; no instável, há o APTOSID, sucessor do SIDUX, e também um fork dele, denominado SIDUCTION.

Ainda que as distros acima citadas assumam o aqui mencionado compromisso de funcionamento, jamais haverá uma garantia absoluta de estabilidade numa distro de atualização permanente, sobretudo em tempos em que a tecnologia muda radicalmente.

O risco, então, será sempre do usuário que quer estar em dia com o que há de mais novo.

Sobre pinduvoz

Advogado por profissão, entusiasta do SL por opção.
Esse post foi publicado em Linux em geral e marcado , , . Guardar link permanente.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s