Distros leves e estilosas

Para quem já viu o BeOS (ou sua tentativa de ressuscitação, o Haiku) e gostou, seguem duas distribuições GNU/Linux que tentam seguir o mesmo estilo daquele famoso sistema operacional.

zevenos

A primeira delas, que para mim não funcionou bem via Live USB, é o ZevenOS (acima), cuja versão 5 foi lançada em dezembro passado. A descrição da distro, pelo famoso site Distrowatch, é a seguinte:

ZevenOS is an Ubuntu-based GNU/Linux distribution with focus on providing a fast and easy-to-use system with BeOS-like user interface and support for older hardware. The distribution is built on top of a recent Linux kernel and includes a large number of popular open-source software applications for office use, multimedia playback and software development. ZevenOS also ships with MAGI, a tool for starting applications and managing the system.

Traduzindo:

O ZevenOS é uma distribuição GNU/Linux baseada no Ubuntu com foco no fornecimento de um sistema rápido e fácil de usar, com uma interface de usuário  “estilo BeOS” e suporte para hardware mais antigo. A distribuição é construídsobre um Kernel Linux recente e inclui um grande número de aplicativos populares de software de código aberto para uso em escritório, reprodução de multimídia e desenvolvimento de software. O ZevenOS também vem com o MAGI, uma ferramenta para iniciar aplicações e gerenciar o sistema.

os4

A segunda, que testei em modo Live USB (e aprovei), é o OS4 (acima), cuja versão 13.2 é de 9 do corrente. Segue abaixo a descrição dessa segunda distro no já citado Distrowatch:

PC/OS is a user-friendly desktop and server Linux distribution based on Xubuntu. Some of its most interesting features include support for popular browser plugins, addition of packages for multimedia production, content creation and software development, and an innovative desktop layout.

Traduzindo:

O PC/OS é uma amigável distribuição Linux para desktop ou servidor baseada no Xubuntu. Algumas de suas características mais interessantes incluem suporte para populares plugins de navegador, além de pacotes para produção multimídia, criação de conteúdo e desenvolvimento de software, e um layout de área de trabalho inovador.

Se você já experimentou de tudo e ainda não ficou satisfeito, uma dessas duas distros pode ser a solução.

Anúncios

Sobre pinduvoz

Advogado por profissão, entusiasta do SL por opção.
Esse post foi publicado em Linux em geral e marcado , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s