Vale a pena experimentar o GNU/Linux?

Eu gosto bastante da filosofia que inspira o software livre e fez nascer o GNU/Linux, que é fruto do casamento entre o Projeto GNU, iniciado por Richard Stallman, e o Kernel Linux, desenvolvido pelo finlandês Linus Torvalds.

Mas quando se trata de usar o computador como ferramenta de trabalho, ou de lazer, não é a filosofia que levamos em consideração. Queremos algo que funcione e possa ser realmente utilizado para o fim a que se destina.

Pois bem. A verdade é que o GNU/Linux realmente funciona, e muita gente está descobrindo isso de uma maneira ou de outra.

Estudantes universitários descobrem o GNU/Linux nas respectivas universidades, que costumam utilizá-lo em computadores disponibilizados aos alunos. Pessoas comuns descobrem o GNU/Linux ao comprar computadores com o sistema pré-instalado, ou através de telefones e tablets que rodam o “primo” Android. E os mais curiosos buscam os sites especializados em GNU/Linux, ou que, ao menos, mantêm relação próxima com esse sistema operacional, a exemplo daquele que era o lar da distribuição Kurumin.

Os sites que tratam de informática em geral também passaram a considerar o GNU/Linux, obviamente porque os respectivos editores perceberam que o sistema operacional livre é uma alternativa viável ao sistema operacional dominante.

Resumindo e encerrando, o GNU/Linux está pronto para o usuário doméstico, ou para o usuário comercial, sendo crescente sua presença em pequenas e médias empresas (nas grandes ele está há muito tempo, pois a Red Hat é uma empresa bilionária), e meu conselho a você é: experimente o GNU/Linux o quanto antes.

Sobre pinduvoz

Advogado por profissão, entusiasta do SL por opção.
Esse post foi publicado em Linux em geral e marcado , , . Guardar link permanente.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s